A importância da escolha do preenchedor na harmonização facial

A harmonização facial é um procedimento que vem ganhando cada vez mais visibilidade entre as pessoas, sendo muito procurado para restabelecer a jovialidade e conferir uma aparência mais harmônica. Contudo, existem diversos componentes que podem ser utilizados na harmonização facial de acordo com as necessidades do paciente e a recomendação do profissional responsável.

A perda de gordura subcutânea é natural conforme envelhecemos, e esse processo faz com que o tecido muscular funcione mais próximo da pele. Resultado disso são as temidas linhas de expressão, rugas e pés de galinha. Atualmente, as pessoas passaram a se preocupar ainda mais com a sua aparência e saúde, de forma que os preenchedores faciais ganharam um papel de destaque entre os procedimentos estéticos.

Os preenchedores faciais utilizados na harmonização facial são substâncias com potencial modelador e prensador, que, ao serem injetadas em uma camada mais profunda da pele, ajudam a reduzir essas marcas de expressão e proporcionam um rosto com mais volume. Este tipo de produto é indicado para restabelecer o volume de diversas regiões do rosto, e pode ser utilizado de diferentes formas:

Harmonização facial

Na harmonização facial, os preenchedores faciais são utilizados para trazer mais harmonia e simetria para o rosto do paciente. Eles podem ser aplicados nas maçãs do rosto, mandíbula, queixo, super cílios e lábios.

Redução de rugas

Os preenchedores faciais também podem ser utilizados em tratamentos voltados para redução de rugas, preenchendo o espaço entre as células e trazendo mais elasticidade e sustentação.

Tratamentos complementares

Esses componentes também podem ser utilizados em tratamentos voltados para suavização de olheiras, preenchimento de bigode chinês, rinomodelação, preenchimento labial, definição de contornos do rosto, e muitos outros.


Existe mais de um tipo de preenchedor?

Dependendo da necessidade do paciente e da recomendação do médico, podem ser utilizados tipos de preenchedores faciais diferentes nos procedimentos:

Preenchedor biológico: esse tipo de preenchedor é obtido através de fontes orgânicas, podendo ser bacteriana, animal ou humano. Exemplos de preenchedores biológicos são os baseados em colágeno e ácido hialurônico. 

Preenchedor sintético: esse tipo de preenchedor apresenta maior permanência, mas pode apresentar uma maior sensibilidade aos tecidos presentes no rosto. Por conta dos riscos que ele oferece, o mercado regulamenta de forma intensa esse tipo de produto.

Preenchedores autólogos: nesse caso, o preenchedor é derivado dos tecidos do paciente que receberá a aplicação. Por esse motivo, o preenchimento feito com esse tipo de material depende de duas etapas para ser realizado.

A harmonização facial é um procedimento estético minimamente vazio e bastante seguro, mas deve ser realizado com a ajuda de um profissional capacitado e de confiança. Uma vez que existem preenchedores diferentes para realização deste procedimento, é necessário que o profissional responsável tenha todo o conhecimento técnico para realizar este tipo de intervenção.

Se você tem planos de realizar harmonização facial procure a orientação de um médico dermatologista especialista e confiável, de forma a evitar possíveis complicações e garantir os bons resultados que este tipo de procedimento pode entregar.