toxina botulínica

A toxina botulínica como tratamento da Hiperidrose

A hiperidrose nada mais é do que a produção excessiva de suor em determinadas partes do nosso corpo. Este excesso de suor pode gerar constrangimento e causar muito desconforto para o paciente. Com a ajuda de inúmeros testes e estudos realizados, ficou evidenciado que a toxina botulínica é um componente muito valioso no tratamento dessa condição.

As áreas mais afetadas pela hiperidrose são as axilas, pés e mãos, seguidos pela região das virilhas, infra mamária e couro cabeludo. O tratamento da hiperidrose com a toxina botulínica vem entregando excelentes resultados e ajudando os pacientes a restabelecer a qualidade de vida.

A indicação para esse tratamento depende da avaliação realizada pelo médico responsável, que leva em consideração os sintomas relatados pelo paciente e a observação da produção de suor nas áreas onde a produção excessiva acontece. É muito importante que essa avaliação seja realizada para que o dermatologista consiga determinar se a produção de suor relatada pelo paciente está realmente acima do esperado.

Como é feito o tratamento da hiperidrose?

Utilizando agulhas finas para injeções intradérmicas, o médico dermatologista realiza a aplicação da toxina botulínica para que ela consiga agir nas glândulas sudoríparas. O objetivo, nesse caso, é que a substância consiga inibir a hiperatividade das glândulas.

Por se tratar de um procedimento local, a aplicação da toxina botulínica não causa outras implicações para o restante do corpo. É importante lembrar que existe um protocolo terapêutico para a realização deste procedimento, de forma que a quantidade de injeções e os pontos onde ela deve ser aplicada deve seguir as orientações técnicas.

Por essa razão, é necessário contar com o médico especialista que consiga entregar os melhores resultados com o procedimento.

Dependendo do local onde está sendo feita a aplicação da toxina, pode ser necessário contar com a ajuda de bloqueio anestésico para que o paciente sinta menos desconforto. Lembre-se sempre informar o seu médico quanto ao seu limiar de dor e quaisquer insegurança que possa impactar no tratamento.

Via de regra, o tratamento costuma ser realizado no consultório e dura aproximadamente 30 minutos. Após a aplicação, o paciente pode seguir com as suas atividades rotineiras, apenas evitando realizar grandes esforços nas primeiras 24 horas.

A ação esperada da toxina botulínica no tratamento da hiperidrose é que ela ” desative” o nervo da glândula sudorípara que está sendo bloqueada para evitar que haja uma produção excessiva de suor. Embora realize este bloqueio, não há nenhum tipo de comprometimento ao nervo e nem à glândula. O objetivo do tratamento é apenas bloquear o estímulo nervoso que faz com que essa glândula produza suor em excesso.

Os efeitos do tratamento podem durar de 6 a 8 meses (em casos específicos, por até um ano), sendo necessário reaplicar a toxina quando a produção volta a acontecer de maneira excessiva.