No decorrer da nossa vida, o nosso corpo acaba passando por diversas fases e alterações no metabolismo. Por conta disso, a nossa pele também pode sofrer mudanças de acordo com o grau de envelhecimento. As características da pele madura fazem com que seja necessário estabelecer protocolos de cuidados diferentes para conseguir atender a todas as suas necessidades.
Devido às alterações hormonais, fisiológicas e metabólicas que o nosso corpo sofre com o passar dos anos, a nossa pele tende a amadurecer. Um dos grandes fatores que fazem com que ela apresente mudanças está na degradação da síntese de elastina e colágeno que passa a tentar conforme envelhecemos.
Durante a menopausa, por exemplo, o nosso corpo passa a sofrer alterações na produção de estrogênio, impactando diretamente na síntese da elastina e do colágeno que conferem uma aparência mais elástica e saudável para nossa pele. Resultado disso é o afinamento do tecido e o surgimento de sinais de envelhecimento.
A redução do colágeno começa a acontecer por volta dos 30 anos de idade, e a partir daí diminui de maneira gradual. o colágeno é responsável pela elasticidade e firmeza da nossa pele, e por esse motivo, quando ele passa a ser produzido em menor quantidade , são a surgir sinais como rugas linhas de expressão e flacidez.
É importante lembrar que a aparência da nossa pele está relacionada com diversos fatores, não somente com a idade. Alguns fatores podem fazer com que a nossa pele apresente uma aparência mais envelhecida e redução na produção de colágeno, como:
- Consumo excessivo de açúcar, processados e gorduras trans;
- Tabagismo;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Baixo consumo de água;
- Excesso de exposição ao sol;
- Entre outros.
A redução do colágeno de levar á algumas características prejudiciais na pele:
- Afinamento;
- Renovação celular mais lenta;
- Redução da barreira protetora;
- Redução da secreção sebácea;
- Intensificação de rugas e linhas de expressão;
- Redução do viço;
- Entre outros.
Cuidados com a pele madura
Como a pele madura apresenta necessidades e características específicas, é de extrema importância que determinados cuidados sejam implementados na rotina. Pessoas com pele madura precisam manter uma rotina de limpeza e hidratação, sem nunca esquecer da proteção contra os raios UV.
Essas medidas vão ajudar a reduzir os sinais decorrentes do envelhecimento da pele e trazer uma aparência mais saudável. As impurezas que acabam se acumulando na pele e prejudicando a hidratação e absorção dos tratamentos realizados devem ser removidas pela manhã e no final do dia, seguido por uma rotina de hidratação com produtos antioxidantes.
Em casos onde o paciente se incomoda com a presença desses sinais de e rugas na pele madura, podem ser realizados procedimentos estéticos voltados para o preenchimento desses vínculos e uniformização da superfície da pele.
De qualquer maneira, é imprescindível contar com a ajuda de um médico dermatologista especialista para uma avaliação e acompanhamento adequados.