Muitos de nós sofreram com a temida acne durante a infância e adolescência. Essas lesões que surgem no rosto e processos inflamatórios podem deixar sinais externos de lembrança, como é o caso das cicatrizes de acne.
Aproximadamente 80% dos jovens e dos adultos podem sofrer com a acne em algum momento da vida, e muitas vezes essa condição pode deixar esses sinais permanentes. Nos casos mais graves, a acne pode marcar a pele e deixar manchas, alterações na textura, entre outros problemas.
O que é a acne?

A acne é uma doença crônica resultado do processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos capilares. Desencadeada pelo acúmulo de oleosidade e células mortas, a acne é caracterizada pela obstrução dos poros.
Embora estejamos mais habituados ao surgimento de cravos e espinhas no rosto, acne também pode afetar os ombros, peito e costas. O que muita gente não sabe é que, embora seja uma doença mais comum durante a adolescência, ela também pode afetar adultos que sofrem com as lesões causadas pelo processo inflamatório.
Por se tratarem de marcas de difícil tratamento, é fundamental estabelecer cuidados para evitar o surgimento da acne. Para isso, é necessário se atentar a alguns cuidados:
- Realizar a higienização da pele para evitar a obstrução dos poros e acúmulo de oleosidade. Dessa forma, ao realizar a limpeza de pele todos os dias, é possível manter a pele limpa e livre de impurezas.
- Evite “cutucar” as lesões. Sabemos que mexer nas espinhas que surgem no rosto é quase irresistível, principalmente por conta da preocupação que temos para que ela suma o quanto antes. Entretanto é fundamental evitar espremer essas lesões para não causar cicatrizes ou manchas na pele.
- Utilize produtos específicos para o seu tipo de pele, principalmente se você apresenta uma pele com característica mais oleosa. A utilização de produtos incorretos pode fazer com que essa oleosidade aumente e a sua pele passe a apresentar lesões.
Leia também: Prevenção de Acne: Cuidados Essenciais para Pele Madura
Tratamento de cicatrizes de acne

Se mesmo ao implementar todos os cuidados indicados você ainda sofrer com a acne, saiba que existem tratamentos muito eficientes que podem ajudar a eliminar as manchas e cicatrizes causadas pela condição.
Para te ajudar, separamos os principais tratamentos realizados na atualidade:
Microagulhamento
O principal objetivo do tratamento através do microagulhamento é proporcionar a regeneração celular, fazendo com que a pele sofra um processo de troca natural e minimize a aparência de cicatrizes. Esse procedimento é menos invasivo do que o tratamento através do peeling, e consegue resultados bastante positivos.
É importante lembrar que esse tratamento deve ser realizado por um médico dermatologista da sua confiança, considerando que o manuseio incorreto do dispositivo utilizado pode gerar novas lesões e sinais no seu rosto.
Peeling químico
Assim como microagulhamento, o peeling químico ou peeling com ácido é realizado para regenerar e substituir a camada da sua pele. Isso significa que esse tratamento vai estimular a descamação da derme fazendo com que ela seja substituída por uma pele mais homogênea e saudável.
Esse tratamento é bastante indicado para pacientes que apresentam cicatrizes muito evidentes de acne, podendo até mesmo ser realizado em pessoas que ainda apresentam acne. Existem alternativas que são implementadas para controlar a acne ativa e evitar que ela se propague por uma região maior do o corpo.
Produtos regenerativos
Além desses tratamentos estéticos existem alguns produtos regenerativos que podem ajudar a minimizar a cicatriz. Esses produtos também podem ser utilizados juntamente com os procedimentos estéticos para garantir resultados superiores e proporcionar uma aparência ainda mais saudável.
Produtos como os cremes a base de retinol e os cremes regenerativos podem contribuir para a melhoria da aparência da pele e a eliminar sinais causados pela acne.
Tratamento a laser
O tratamento a laser é uma abordagem que vem sendo utilizada para eliminar rugas, melasmas, cicatrizes e até mesmo tatuagens, sendo bastante eficiente. O laser de CO2 por exemplo é um tratamento indicado para minimizar quelóides e cicatrizes hipertróficas ajudando a melhorar a aparência da pele.
Também indicado para a minimização de cicatrizes de acne, o laser também ajuda a melhorar a textura e a pigmentação da região.
O mais importante, quando o seu objetivo é eliminar as cicatrizes causadas pela acne, é buscar ajuda de um profissional de confiança. Um dermatologista experiente vai ajudar a avaliar a sua pele e entender quais as melhores abordagens para alcançar os resultados que você espera.