A Dermatologia Cosmiátrica usa conceito de cosmiatria para realizar procedimentos e tratamentos que tenha como finalidade a manutenção da beleza e a melhora da aparência da pele e seus anexos. É importante salientar que procedimentos cosmiátricos são por definição procedimentos médicos. Escolher um dermatologista experiente e qualificado para realizar um procedimento cosmético é sempre muito importante. A dermatologista estética, com seu conhecimento ímpar sobre as características da pele e seus anexos, poderá prescrever tratamentos clínicos para o envelhecimento, manchas e rugas etc.
Limpeza de pele
A limpeza de pele é o tratamento estético mais básico e simples, sendo o primeiro passo para qualquer outro procedimento. Ela retira todas as impurezas da pele, colaborando para a renovação das células e para a hidratação.
Preenchimento facial
Dentro da dermatologia estética o preenchimento é o procedimento responsável pela remodelação facial, cuidando da sustentação da pele. As rugas surgem no rosto devido à queda da musculatura, perda de gordura e também pela absorção do esqueleto. Com todos esses efeitos o rosto tende a escorrer para frente e é exatamente onde irá atuar as substâncias responsáveis pelo preenchimento.
Na maioria dos casos é utilizado o ácido hialurônico, que dura pra ser absorvido cerca de 1 ano a 1 ano e meio. Se optar pela utilização de um estimulador de colágeno, o preenchimento pode durar mais ou menos 2 anos, segundo indicações dos fabricantes.
Para esse procedimento a idade indicada está a partir dos 35 anos, quando o tempo começa a mostrar os primeiros sinais. Contudo pessoas mais jovens também podem fazer uso do preenchimento sempre que for necessário aumentar a sustentação da pele, sempre com absoluta indicação médica.
Peeling
Para a aplicação do peeling são necessários cremes e aparelhos. É um tratamento indicado para melhorar a aparência das manchas e melasma, além de acne. Atua em diferentes níveis da pele do mais superficial ao mais profundo, tudo dependendo da indicação médica.
Após o procedimento a pele fica bem sensível e passa pelo processo de descamação onde é extremamente aconselhado que não se tome Sol. Por essa razão o período mais apropriado para esse tratamento é no inverno. Pessoas com mais de quarenta anos são as que mais procuram a dermatologia estética para realizar o peeling.
Laser
Tratamento indicado para fechar os poros, além de diminuir as manchas proporcionando à pele um aspecto liso e sedoso pela ação do colágeno. O tipo de laser a ser utilizado varia conforme a pele do paciente. Pode ser realizado na clínica estética, com intervalos estipulados de acordo com o tipo de laser e tipo de pele.
Toxina botulínica
A toxina botulínica tem como principal ação inibir as contrações musculares durante certo tempo, diminuindo as marcas de expressão como rugas dinâmicas ao redor dos olhos.
Na dermatologia estética também pode ser usado para melhorar o contorno facial, diminuir sudorese de regiões como pés, mãos e axilas.
Além disso, o botox é indicado para outros tratamentos de saúde como paralisia dos membros inferiores e casos de atrofia muscular.
Nos casos estéticos é necessária a aplicação a cada seis meses para que seus efeitos sejam mantidos.
Preenchimento labial
Com o passar do tempo, os lábios tendem a perder volume, o que preocupa várias mulheres, principalmente as mais vaidosas. A dermatologia estética cuida desse problema com a aplicação de substâncias temporárias ou definitivas, conforme a necessidade de cada caso.
Luz intensa pulsada ou laser
Depilar é o procedimento estético mais procurado na clínica estética. Partes como o rosto talvez seja onde mais incomode a presença de pelos. O mais indicado é realizar sessões o laser, já que o procedimento com cera pode proporcionar flacidez na região com o passar dos anos.
O laser é mais invasivo, necessita de menos tempo de aplicação e um número bem menor de sessões. No geral para ambos os procedimentos o número de sessões varia conforme o comportamento da pele de cada paciente.