Sabemos que com o passar dos anos o nosso corpo reduz a produção de colágeno fazendo com que a nossa pele apresente alguns sinais e linhas que possam podem impactar na nossa autoestima. Após os 50 anos, a nossa pele já conta com necessidades diferentes, apresentando características mais delicadas e demandando cuidados específicos para a pele madura.
A redução da produção de colágeno faz com que a nossa pele apresente mais flacidez e favoreça a formação de rugas e linhas de expressão. Aliado a esse processo, também existem fatores que fazem com que esses sinais de envelhecimento surjam com mais facilidade, como é o caso da poluição, radiação solar, ressecamento, hábitos poucos saudáveis, entre outros.
Infelizmente não é possível desacelerar o processo de envelhecimento, mas é possível adotar cuidados específicos para a pele madura que ajudem a mantê-la mais bonita e saudável. Por esse motivo, existem alguns cuidados que podem ajudar a evitar o surgimento de manchas, rugas e flacidez, além de medidas que podem contribuir para a redução dos danos causados pelo tempo.
Leia também: É possível ter um rejuvenescimento facial saudável?
Quais os cuidados específicos para pele madura?
Com as mudanças sofridas pela pele no decorrer dos anos, existem rotinas de skincare que podem ajudar a manter a saúde e beleza da nossa pele madura. Veja a seguir os principais cuidados que devem ser adotados:
Rotina de limpeza
A rotina de limpeza vai ajudar a eliminar as impurezas acumuladas pela pele e garantir que os poros se mantenham livres de obstruções. Dessa forma, é possível reduzir a incidência de cravos e espinhas e ajudar na absorção dos produtos específicos para a pele, como é o caso dos hidratantes e do protetor solar.
Hidratação
Após a limpeza, o processo de hidratação é uma das etapas mais importantes da rotina de cuidados. Considerando que a pele madura pode se apresentar de forma mais ressecada do que a pele normal, é necessário utilizar um hidratante para manter essa pele protegida e bem tratada.
Leia também: Hidratação e Nutrição da Pele Madura: Cuidados Essenciais
Para isso, é fundamental utilizar um produto específico para o rosto e voltado para peles maduras, de acordo com as necessidades da sua pele para garantir a hidratação ideal.
Proteção solar
A proteção solar é fundamental em todas as nossas fases da vida, sendo ainda mais importante na pele madura. O sol favorece o envelhecimento precoce e contribui para o surgimento de manchas, sendo necessário utilizar um protetor solar facial diariamente.
Além de combater as manchas, o protetor solar é um dos principais aliados no combate ao câncer de pele, de forma que é prudente aplicá-lo mesmo nos dias mais nublados. Quanto mais clara a pele, maior deve ser o nível de proteção solar do seu produto.
Produtos antioxidantes
Os radicais livres são substâncias que são produzidas pelo nosso corpo que, em quantidade, aceleram o envelhecimento e causam danos. Por essa razão, os produtos antioxidantes ajudam a manter os cuidados com a pele madura e a combater o envelhecimento precoce.
Nesse sentido você pode adotar o uso de antioxidantes de acordo com a sua rotina de skin care, podendo ser um óleo de limpeza, hidratante, creme restaurador, entre outros. Encontre o produto ideal para sua pele e o utilize diariamente.
Hábitos saudáveis
Uma alimentação adequada faz toda a diferença na saúde da sua pele, de forma que adotar um cardápio balanceado pode te ajudar a se manter mais bonita. O consumo de alimentos com antioxidantes, como é o caso da linhaça, azeite de oliva, cenoura, peixes, beterraba, entre outros, ajuda a manter a saúde e evitar o surgimento de novos sinais e linhas de expressão.
Aliada a essa alimentação balanceada, o consumo de água nos níveis necessários é indispensável.
Tenha um cuidado especial com a área dos olhos
Considerando que boa parte das rugas e sinais de expressão que surgem com envelhecimento se apresentam na área dos olhos, utilize produtos específicos para a pele madura para minimizar os sinais que surgem nessa região, como as bolsas, flacidez, rugas e olheiras.
Como se trata de uma pele mais delicada, produtos de qualidade podem fazer toda a diferença para a estimulação da produção de colágeno e para evitar a flacidez dessa região.
Aliada a todas essas medidas, ajuda de um profissional dermatologista da sua confiança pode fazer toda a diferença. Esse profissional vai te ajudar a adotar as melhores soluções para sua pele e realizará um acompanhamento contínuo de acordo com as necessidades da sua pele e os seus objetivos.