Para que serve a toxina botulínica na pele?

Conheça os benefícios

De acordo com a médica, “a substância serve para o relaxamento muscular sobre os músculos estriados, inibindo a liberação de acetilcolina, na junção entre o nervo e o músculo-neuro muscular”, explicou. Desta forma, a contração ajuda a reduzir e desaparecer as rugas de expressão e a evitar os vincos na pele, prevenindo as chamadas rugas estáticas – aquelas que ficam evidentes mesmo sem nenhum movimento do rosto.

A partir de qual idade a toxina pode ser aplicada?

Existem vários estudos que comprovam que a aplicação precoce da toxina ajuda a evitar a formação de rugas na pele e a formação dos sinais de expressão mais profundos. Não existe uma idade correta ou um limite para injetar a substância, mas a indicação – que deve ser estudada de caso a caso – pode ser feita a partir dos 25 ou 30 anos (idade em que as primeiras rugas começam a surgir no rosto). Lembrando que o procedimento tem duração de até 6 meses e precisa de manutenção regular para manter o resultado.

Existem riscos nesse procedimento?

Quando a aplicação é feita corretamente com um dermatologista, não proporciona riscos à saúde ou à vida do paciente. Porém, quando acontece algum erro técnico, os efeitos mais comuns são pequenos sangramentos no local em que a toxina foi injetada, dor de cabeça, hematomas e congestão nasal são os mais comuns e reversíveis.