O peeling para rejuvenescimento da pele é um tratamento que utiliza ácido para estimular a regeneração das camadas mais superficiais. Através desse procedimento, é possível promover a renovação celular progressiva, de forma que a regeneração dos tecidos ajuda a minimizar cicatrizes, linhas de expressão, rugas e manchas.
Leia também: Tipos de Peelings
Para isso, o médico dermatologista realiza a aplicação de uma ou mais substâncias ácidas que promovem essa remoção de células através de um processo de descamação. Após esse processo, a pele superficial é substituída por uma nova camada, ajudando a proporcionar uma aparência mais jovem e saudável.
Embora possa ser utilizada em qualquer parte do corpo, esse tratamento é mais utilizado no rosto, braços, colo, pescoço e mãos, ajudando a eliminar manchas e possíveis imperfeições. Por esse motivo, é um dos tratamentos mais utilizados para combater os sinais do envelhecimento.
Quais são os principais tipos de peeling para rejuvenescimento da pele?
Atualmente podem ser utilizadas diversas substâncias para o peeling químico para rejuvenescimento da pele, dependendo da necessidade do paciente e dos seus objetivos. Os principais utilizados são:
Leia também; Existem riscos no peeling químico?
Ácido retinoico
O ácido retinoico é uma substância voltada para a renovação celular que ajuda a promover uma esfoliação química, estimulando a produção de colágeno. Os objetivos do tratamento com esse ácido são:
- Suavizar rugas superficiais;
- Minimizar linhas finas de expressão;
- Reduzir manchas;
- Contribuir para o tratamento de espinhas;
- Facilitar a absorção de outros agentes químicos e produtos voltados para o tratamento de fotoenvelhecimento;
- Reduzir poros dilatados;
- E muito mais.
Aceito lático
O ácido lático é um produto utilizado para o tratamento de melasma, danos causados pela exposição ao sol, hiperpigmentação , e é bastante eficaz e seguro, sendo muito utilizado em diversos tratamentos.
Ácido salicílico
O ácido salicílico é a substância mais utilizada nos tratamentos de acne. Devido suas propriedades ele é indicado para peles mais oleosas, ajudando a controlar a produção do sebo, entregando excelentes resultados para tratamento de cravos e espinhas.
O tipo de produto utilizado vai depender das necessidades de cada pele e dos objetivos do paciente, sendo um tratamento muito indicado para melhorar a aparência da pele e atenuar rugas e linhas de expressão causadas pelo envelhecimento. Esse tratamento também pode ser implementado para combater a perda de elasticidade da pele, sendo um valioso aliado no combate à flacidez.
A quantidade de sessões vai depender muito da necessidade da pele, sendo fundamental contar com avaliação de um profissional dermatologista. Também é necessário realizar um processo de preparação antes do peeling químico para rejuvenescimento da pele, orientações que serão passadas pelo profissional responsável pelo tratamento.
Por esse motivo, é imprescindível contar com um dermatologista da sua confiança especializado nessa intervenção, de forma que você poderá alcançar os resultados com segurança e eficácia.