Com o passar dos anos os cuidados com a pele ganharam grande destaque, e cada vez mais cedo procuramos por formas de manter a juventude e garantir uma aspecto mais saudável. A pele madura apresenta necessidades específicas e cuidados que devem ser implementados para aumentar a sua elasticidade e viço, e por esse motivo preparamos esse material com tudo que você precisa saber.
A pele madura por conta das alterações hormonais, fisiológicas e metabólicas, pode acabar apresentando a degradação da elastina e do colágeno. Motivo, essa pele é mais sensível e delicada, sendo fundamental implementar uma rotina de cuidados mais específicos para manter a sua saúde.
Sabemos que por volta dos 30 anos a produção de colágeno pelo nosso corpo acaba reduzindo consideravelmente. A partir dos 40 e 50 anos, esse desgaste acaba se tornando ainda mais evidente por conta da menopausa, principalmente.
A queda na produção de estrogênio que acontece durante essa fase também é uma das principais causas da perda de renovação celular. Nessa fase, os cuidados com a pele devem ser implementados para evitar o surgimento de rugas e linhas de expressão, além da desidratação da pele.
Reforçando que o colágeno garante elasticidade e firmeza para nossa pele e também é responsável pela cicatrização, a perda deste elemento pode impactar na nossa aparência. Hábitos ruins também podem ser vilões da Pele saudável, como consumo excessivo de doces, bebidas alcoólicas e alimentos processados, tabagismo, exposição solar sem a proteção adequada, baixo consumo de água entre outros.
Quais são as características da pele madura
É de extrema importância que, conforme envelhecemos, entendamos melhor os processos pelos quais a nossa pele passa. Entender determinados sinais vai ajudar a implementar cuidados mais específicos, voltados para o seu tipo de pele e suas necessidades.
A redução da produção de colágeno acaba desencadeando diversos efeitos na nossa pele:
- Pele mais fina;
- Renovação celular mais lenta;
- Redução da efetividade da barreira Protetora da nossa pele;
- Surgimento de rugas demarcadas ao redor dos lábios, testas não olhos e região malar;
- Maior flacidez;
- Surgimento de manchas solares;
- Redução do viço;
- Perda da sustentação dos tecidos que pode ser notada pela posição da sobrancelhas;
- Maior tendência ao ressecamento redução de volume no contorno facial;
- Entre outros aspectos.
Considerando esses efeitos causados pelo envelhecimento, é muito importante implementar uma rotina voltada para esse tipo de pele, como forma de retomar a jovialidade e saúde da nossa pele.
Como cuidar da pele madura?
Os cuidados com a pele madura devem ser baseados em três aspectos fundamentais: limpeza, hidratação e proteção contra os raios UV.
Quando o assunto é cuidado com a pele, a hidratação toma um papel de destaque na nossa rotina. Nessa fase da nossa vida sofremos com a redução da atividade das glândulas sebáceas, fazendo com que a nossa pele tenha uma maior tendência ao ressecamento.
A limpeza de pele deve ser feita diariamente no período da manhã e no período noturno. O objetivo nesse caso é remover as impurezas que se acumulam na pele e prejudicam a absorção de tratamentos e outros cuidados.
A proteção solar deve ser realizada também diariamente com filtro solar de fator 30, pelo menos. Esse filtro solar deve ser reaplicado a cada três horas de acordo com as orientações do fabricante, para que ele se mantenha ativo ao longo de todo o dia.
Quais são os tratamentos dermatológicos voltados para a pele madura
O avanço da ciência permitiu o desenvolvimento de diversas técnicas que contribuem para a melhoria da nossa aparência e saúde da nossa pele. Veja a seguir Quais são os principais procedimentos estéticos que podem ser implementadas:
Preenchimento dérmico
Os preenchedores podem ser valiosos aliados da redução de rugas, linhas finas, e até mesmo para o aumento de volume em determinadas áreas do rosto. Esse procedimento também é utilizado no tratamento de cicatrizes e melhoria do delineamento na região dos Lábios.
Através desse procedimento, o médico dermatologista realiza a aplicação de substâncias na quantidade necessária diretamente nas áreas que devem receber esses produtos. Além de possibilitar o estímulo à produção de colágeno, os preenchedores dérmicos contribuem para o levantamento e firmeza da pele.
Toxina botulínica
Muito popular nos últimos anos, o Botox ajuda nos tratamentos para suavização de rugas frontais e ao redor dos lábios. Ele é utilizado para melhorar o aspecto dos olhos caídos e rejuvenescimento do pescoço.
É importante lembrar que o Botox não foi feito para o preenchimento, sendo uma toxina utilizada para paralisação de determinadas atividades musculares no rosto.
Leia também: Tratamentos Estéticos para Pele Madura: Rejuvenescimento e Renovação
Ultraformer
Contando com a tecnologia do ultrassom microfocado e macrofocado, O Ultraformer ajuda a obter um efeito lifting no rosto e pescoço. Esse tratamento é utilizado na melhoria da aparência de rugas e linhas finas, entregando excelentes resultados.
Ele também pode ser utilizado para melhorar a flacidez e reduzir a gordura na região do pescoço, além de contribuir para procedimentos voltados para a melhoria dos contornos corporais.
Independentemente do caso, é necessário contar com a ajuda de um médico especialista da sua confiança, de forma garantir a implementação do melhor tratamento voltado para as suas necessidades. Os bons resultados e o sucesso do seu tratamento vai depender da capacidade técnica do seu profissional e da escolha da melhor abordagem.