Quem nunca teve pelo menos uma coceirinha no couro cabeludo? Esse incômodo pode ser causado por diversos fatores, e por esse motivo, é importante verificar a presença de outros sintomas e buscar ajuda médica caso seja necessário. Embora seja um sintoma bastante comum, a coceira no couro cabeludo pode ser indicativo de outros problemas, principalmente quando acompanhada de sensibilidade, descamação, vermelhidão ou irritação da pele.
Existem diversas causas de coceira no couro cabeludo, motivo pelo qual a avaliação médica é indispensável. Veja a seguir algumas das principais razões este incômodo:
Estresse ou ansiedade
A coceira no couro cabeludo causada por estresse ou ansiedade pode surgir de forma esporádica ou se apresentar de maneira contínua. A intensidade também pode variar de acordo com os níveis de estresse e as características do paciente.
Essa coceira acontece por conta das respostas entregues pelas terminações nervosas da pele, que podem ser desencadeadas por momentos de estresse, irritação ou ansiedade. Nesse caso, é necessário buscar ajuda de um médico especialista para o acompanhamento da condição e redução dos sintomas.
Dermatite seborreica
A alteração de pele conhecida como dermatite seborreica é uma condição que resulta em descamação, coceira e manchas vermelhas no couro cabeludo, sulco do nariz , sobrancelha e orelhas .Embora não se conheça a causa específica dessa dermatite, existem estudos que demonstram uma relação entre um processo infeccioso causado por fungos e a produção elevada de sebo nessa região, devido à queda da imunidade e o estresse.
Pele seca
A pele seca é resultado da falta de óleo natural produzido pela pele, fazendo com que esse tecido perca a hidratação. Essa produção insuficiente pode ser causada pela psoríase ou eczema ( em alguns casos pelo clima seco ou falta de umidade). Esse processo pode resultar na descamação e coceira do couro cabeludo.
Pediculose
Você deve conhecer a pediculose como infestação por piolhos, muito comum em crianças pequenas. Essa infestação acontece quando há o contato de um indivíduo com outro que esteja apresentando essa condição, e até mesmo pelo contato com chapéus, pentes ou travesseiros que foram utilizados por essas pessoas. A ação desses organismos faz com que o paciente apresente coceira no couro cabeludo.
Micose
A tinea capitis ou micose do couro cabeludo é causada pela infecção de fungos que causam coceira intensa, formação de crostas amareladas, descamação e queda de cabelo. Alguns pacientes também podem relatar a presença de ínguas no pescoço, resultado da resposta do sistema imunológico.
Alergia
A alergia que afeta o couro cabeludo pode ser causada pela utilização de produtos químicos, cosméticos, tintas para cabelo ou exposição prolongada ao sol. Essa alergia causa vermelhidão, descamação e coceira no couro cabeludo.
Dermatite atópica
A dermatite atópica é uma doença crônica que normalmente tem início na infância.Essa inflamação da pele resulta no aparecimento de vermelhidão , descamação e caroços, causando sensibilidade e coceira no couro cabeludo e também pode acometer o corpo , principalmente dobras.
Como existem diversos tipos de eczema que podem ter causas distintas, o tratamento ideal depende da avaliação de um médico dermatologista. Ao avaliar o histórico do paciente e o seu quadro, esse profissional vai conseguir determinar com mais precisão qual é a causa dos sintomas, e a partir daí, iniciar o tratamento ideal para sua condição.