Preenchedores Dérmicos

Preenchedores Dérmicos: Restaurando o Volume da Pele Madura

Os preenchedores dérmicos vem sendo cada vez mais buscados por pessoas que desejam restabelecer a juventude, harmonizar aparência do rosto ou melhorar a aparência de rugas e linhas finas. Por ajudar a obter resultados de lifting cirúrgico sem a necessidade de cortes ou abordagens mais invasivas, esses preenchedores se tornaram uma das melhores alternativas em tratamentos estéticos.

Esses preenchimentos utilizam substâncias que são injetadas sobre a superfície da pele para conseguir amenizar cicatrizes e linhas de expressão, suavizar rugas mais profundas, ou adicionar volume e contorno ao rosto. Eles podem ser aplicados em:

  • Lábios;
  • Queixo;
  • Nariz;
  • Rugas de travesseiro;
  • Linhas ao redor dos olhos;
  • Linhas ao redor dos lábios;
  • Testa;
  • Têmporas;
  • Diretamente em cicatrizes;
  • Entre outros.

Embora sejam procedimentos que envolvam a aplicação de produtos através de injeções, esse procedimento não costuma ser muito doloroso. O desconforto do paciente pode ser amenizado com lidocaína, que age de forma anestésica e reduz o desconforto durante e depois do procedimento.

Leia também: Microagulhamento: Estimulando a Produção de Colágeno em Pele Madura

Quais são os principais tipos de preenchedores utilizados atualmente?

Cada tipo de substância utilizada no preenchimento dérmico tem objetivos diferentes. As mais comuns utilizadas na área Estética São:

Ácido hialurônico: essa substância contribui para o preenchimento do tecido e aumenta a hidratação da região que recebeu o produto. Ele pode ser aplicado para minimizar marcas de expressão e linhas finas ao redor dos olhos, boca, testa, etc.

Preenchedores Dérmicos

Hidroxiapatita de cálcio: conhecida como Radiesse, essa substância contribui para a produção do colágeno pela nossa pele. Com isso ele é muito utilizado para aumentar a elasticidade e proporcionar mais firmeza para nossa pele.

Leia também: Tratamento a Laser para Acne: Tecnologia Avançada para Adultos

Ácido L-polilático: o Sculptra contribui para a perda de gordura corporal e facial, além de garantir mais firmeza e aumentar a espessura da pele.

Diferentemente do que muitos pensam, a toxina botulínica não é utilizada como preenchimento térmico. Isso porque, o Botox contribui para paralisação local do músculo da região que recebeu o tratamento, tendo como objetivo evitar a formação de linhas de expressão e rugas no rosto.

Como é realizado o tratamento com preenchedores dérmicos?

Antes de mais nada, o médico irá realizar uma avaliação da pele e determinar qual o procedimento a ser realizado e quais regiões receberam o tratamento. Nessa avaliação, o profissional também determinará qual o melhor produto a ser utilizado e em qual quantidade para garantir os melhores resultados para o paciente.

Feita essa avaliação, é realizada a limpeza da região que irá receber o tratamento. Para reduzir o desconforto, pode ser utilizado um agente anestésico. Em seguida, é realizada a aplicação do produto de acordo com as necessidades.

Embora utilize agulhas para aplicação, a recuperação após o preenchimento dérmico é rápida e tranquila. Caso haja presença de inchaço, sensibilidade, vermelhidão ou desconforto na região, o paciente pode realizar a aplicação de compressas Frias a cada meia hora no dia em que a sessão foi realizada.

Também é muito importante evitar expor a pele a locais muito quentes, e evitar exercícios físicos mais intensos. A utilização de protetor solar é fundamental para que a pele se recupere adequadamente e não se formem manchas após o procedimento.

Os resultados obtidos com os preenchedores dérmicos podem durar de 1 a 2 anos, levando em consideração que o paciente precisa implementar alguns cuidados para manter a boa aparência da pele. Quando realizados por um profissional de confiança e experiente, os preenchimentos faciais são valiosos aliados no processo de obter uma aparência mais jovial, iluminada e firme.