Embora muitas pessoas acreditem que a acne seja apenas um problema de adolescentes, é muito comum o surgimento dessas lesões em peles adulta. Para entender como esse problema pode afetar os adultos, primeiramente precisamos compreender no que consiste a acne.
A acne é uma doença que se forma a partir de um processo inflamatório das glândulas sebáceas, que acumulam restos epiteliais e queratina. Esse material faz com que os poros acabem obstruídos e atraiam bactérias propionibacterium acnes.
Desencadeado esse processo inflamatório e obstruindo os poros, o nosso sistema imunológico tenta combater a bactéria presente nessas lesões fazendo com que surjam cravos e espinhas. Inicialmente, são desenvolvidos pontos escuros no rosto conhecidos como cravos. Quando o processo inflamatório se encontra em um estágio mais avançado são notadas também as espinhas avermelhadas e doloridas.
Leia também: Ajudando a renovar a pele madura
A acne adulta costuma afetar a região da mandíbula, queixo, pescoço e peito. Em alguns casos, o paciente também relata o surgimento de lesões na parte superior das costas, que causam bastante incômodo e podem ser bastante dolorosas.
Acne adulta é mais comum entre mulheres e pode ser desencadeada por uma série de fatores:
- Excesso de oleosidade na pele;
- Sensibilidade a hormônios masculinos;
- Utilização de corticóides, antidepressivos ou anabolizantes;
- Tabagismo;
- Problemas hormonais;
- Má alimentação;
- Fatores hereditários;
- Doenças de ordem endócrina;
- Resistência bactéria causadora da acne;
- Consumo excessivo de vitaminas e suplementos;
- Problemas emocionais;
- Entre outros.
É possível prevenir a acne?
Antes de executar receitas caseiras encontradas na internet, é fundamental buscar ajuda de um médico dermatologista de confiança para avaliar o quadro e garantir a melhor abordagem. Esse profissional irá realizar uma avaliação completa, incluindo a realização de exames laboratoriais e físicos. O principal objetivo do tratamento é eliminar o problema e evitar possíveis danos à pele, como é o caso da cicatriz de acne.
É muito importante estabelecer uma rotina de cuidados para prevenir o problema e garantir que a sua pele se mantenha saudável:
- Mantenha uma rotina de limpeza;
- Remova a maquiagem sempre que necessário;
- Hidratação da pele
- Utilize protetor solar;
- Se puder, utilize produtos específicos para pele acneica.
Uma vez que não é possível determinar quais as causas da acne sem uma prévia avaliação, tome muito cuidado com as dicas e receitas que são encontradas na internet. Muitas dessas receitas podem ser prejudiciais para sua pele e acabar agravando um problema ao invés de resolver.
Busque ajuda de um médico dermatologista da sua confiança para garantir o melhor tratamento para sua acne, evitando o surgimento de novas lesões e o desenvolvimento de uma cicatriz.