Sabemos que o envelhecimento é um processo natural e que faz parte da nossa realidade. Entretanto, com o passar dos anos, iniciou-se uma preocupação crescente com a nossa aparência e jovialidade , de forma que a ciência desenvolveu soluções voltadas para o rejuvenescimento, como é o caso tratamento a laser para rugas.
Podemos observar, com o passar dos anos, o surgimento de algumas rugas, linhas de expressão e manchas na nossa pele. Embora existam cremes antiidade e produtos voltados para o rejuvenescimento, muitas vezes esse incômodo precisa ser combatido com alguns procedimentos estéticos.
Por esse motivo, soluções como a toxina botulínica, preenchedores dérmicos e tratamento a laser ganharam cada vez mais popularidade. Entretanto, é importante saber que os procedimentos devem ser estabelecidos de acordo com a necessidade do paciente e a recomendação do médico.
leia também sobre: Microagulhamento: Estimulando a Produção de Colágeno em Pele Madura
Isso porque cada uma dessas estratégias foram desenvolvidas para alcançar resultados diferentes, sendo fundamental realizar uma avaliação do paciente a fim de estabelecer qual o melhor procedimento para combater os incômodos relatados.
Como funciona o tratamento a laser para rugas?
O tratamento a laser para rugas é responsável por estimular a renovação da pele, fazendo com que as rugas e linhas de expressão sejam reduzidas. Considerando que com o passar dos anos a produção de colágeno e elastina reduz drasticamente, o estímulo à produção dessa substâncias vai ajudar a alcançar uma pele mais saudável e rejuvenescida.

O primeiro passo antes desse procedimento é realizar uma avaliação completa do histórico clínico desse paciente. Essa avaliação vai ajudar o médico dermatologista a determinar qual a melhor forma de tratamento e qual abordagem que deve ser implementada.
No caso do tratamento a laser, é utilizado um equipamento específico para promover uma maior renovação celular e fazer com que a produção de colágeno seja aumentada.
Inicialmente, o médico irá realizar a assepsia do local e aplicação de uma anestesia tópica na pele. Através dessa anestesia, é possível reduzir o desconforto durante o procedimento.
Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, o tratamento a laser é realizado de forma rápida e não há necessidade de mudanças drásticas na rotina. O desconforto causado pelo procedimento pode ser combatido com analgésicos a serem recomendados pelo médico, e a aplicação de protetor solar de fator 30 para evitar manchas.
leia também sobre: Acne Hormonal: Como Lidar com a Pele Madura
Esse procedimento pode garantir diversos benefícios para o paciente, como:
- Redução de rugas e linhas finas;
- Melhoria da aparência de cicatrizes de acne e, estrias e sulcos na pele;
- Efeito lifting;
- Mais volume firmeza na pele do rosto, colo, pescoço e mãos.
Uma das maiores vantagens do tratamento a laser é que, como ele não utiliza substâncias químicas, ele é indicado para a maioria dos pacientes. Entretanto, é necessário contar com a orientação de um médico de confiança para que ele consiga determinar com a melhor abordagem e realizar o procedimento com segurança e eficiência.
Também é importante que o procedimento seja realizado em intervalos a serem determinados pelo médico. Essa manutenção vai garantir que a sua pele se mantenha saudável e jovial por mais tempo.