Pessoas que sofrem com acne muitas vezes podem apresentar cicatrizes decorrentes deste problema dermatológico. Mais comum em pessoas que apresentam algum desequilíbrio hormonal, pele oleosa ou outros fatores, a acne é uma ferida que pode resultar em cicatrizes, mesmo após a realização de um tratamento efetivo.
É muito importante encontrar um tratamento que ajude a recuperar a autoestima e proporcionar um maior bem-estar emocional para pessoas que sofrem com esse tipo de lesão. Atualmente, existem diversos tratamentos que podem contribuir para a melhoria da aparência dessas cicatrizes e reduzir o impacto que elas causam na qualidade de vida.
Primeiramente, precisamos entender no que consiste a acne. Essa condição dermatológica é desencadeada pela obstrução dos poros devido à produção excessiva de sebo, óleo, ou até mesmo o acúmulo de sujeira. Essa obstrução resulta no surgimento de espinhas e cravos que surgem em diversas regiões do corpo.
Existem tipos diferentes de acne, sendo os principais:
- Pústulas : pontos brancos resultantes da obstrução e fechamento dos poros;
- Pápulas: protuberância sensíveis e avermelhadas;
- Cravos: poros que se encontram obstruídos e se mantém abertos;
- Acne Cística ou nodular grave: lesões mais profundas que causam dor e apresentam pus.
Essa doença é favorecida por alguns fatores, como a predisposição genética, desregulação e hormonal, falta de cuidado diário e higienização da pele, entre outros.
Quando um indivíduo sofre com acne, é possível que após o tratamento da condição resulte em cicatrizes, que podem ser:
Cicatrizes hipertróficas: causadas pela produção em excesso de colágeno durante a cicatrização das lesões, a cicatrizes hipertróficas aparentam ser mais protuberantes.
Cicatrizes atróficas: diferentemente das cicatrizes hipertróficas, esse tipo de cicatriz acontece devido uma baixa produção de colágeno durante a cicatrização.
Qual o tratamento ideal para cicatrizes de acne
O tratamento a ser implementado vai depender das condições do paciente, da quantidade de acne e do tipo de pele. Dependendo do caso, principalmente em cicatrizes decorrentes de inflamações mais profundas, o tratamento pode ser mais complexo e específico.
Não é incomum que algumas cicatrizes de acne desapareçam por conta própria após 3 a 6 meses da sua formação. Por esse motivo, o médico dermatologista irá verificar a gravidade da cicatriz de acne, a presença da sensibilidade e do tipo de lesão que é apresentada.
Existem diversos tratamentos para reduzir a aparência de cicatrizes de acne e melhorar a estética da pele, como:
Pomadas específicas para cicatrizes de acne: um dos tipos de pomada mais utilizados no tratamento dessa lesão é o gel de silicone. Esse medicamento consegue aumentar a hidratação da camada externa da epiderme, traz mais proteção para o local da cicatriz, reduz o desconforto e a coceira, muitos outros benefícios.
Tratamento com ácido: o ácido a ser utilizado vai depender das necessidades do paciente e do tipo de produto que é utilizado. Atualmente, os mais utilizados são o ácido hialurônico, ácido glicólico, ácido salicílico e o ácido lático.
Leia também: Diferentes abordagens para tratar rugas
Peeling químico: o peeling também pode ser um valioso aliado para o tratamento estético de cicatriz de acne, proporcionando a estimulação e a renovação celular da área afetada. Esse tratamento também ajuda a limpar a pele, agregando um aspecto mais homogêneo e suave para a cicatriz.
Tratamento com laser: o principal objetivo do laser para cicatriz de acne é agir como um peeling, renovando e restaurando a superfície da pele. É importante lembrar que esse tratamento não é indicado para todos os tipos de pele, sendo necessário buscar a orientação de um médico dermatologista de confiança para indicação do melhor tratamento.
Injeção de corticosteroides: essas injeções também são bastante indicadas para o tratamento de cicatriz de acne, sendo muito eficiente cicatrizes mais protuberantes.
Preenchimento dérmico: utilizando um produto à base de colágeno, o preenchimento térmico é um tratamento temporário para as cicatrizes de acne, agindo por cerca de seis meses a um ano.
Bioestimulador de colágeno: utilizando substâncias que elevam a produção de colágeno, essa técnica ajuda a melhorar a aparência das cicatrizes de forma gradual, conferindo mais firmeza e elasticidade para a pele.
Existem muitos outros tratamentos que podem ser implementados para a melhoria da aparência de cicatrizes de acne. O mais importante é contar com a orientação de um dermatologista de confiança para garantir que o tratamento ideal seja implementado para cada caso.