Diferentemente do que muitos pensam, a acne não é um problema que afeta apenas os adolescentes. Embora as alterações hormonais que acontecem nessa fase favoreçam o surgimento da doença, a acne também pode afetar peles maduras e causar grandes incômodos.
O tratamento a ser implementado vai depender muito da gravidade das lesões que surgiram e da causa da acne, sendo necessário buscar a avaliação de um médico especialista para conseguir implementar o melhor tratamento. Esse tratamento pode ser realizado através da aplicação de produtos na pele ou procedimentos estéticos que ajudam a reduzir a aparência da acne.
Durante a fase adulta é muito importante garantir uma rotina de cuidado com a pele que ajude a remover as impurezas e garantir que ela se mantenha hidratada e saudável. Embora seja muito tentador, é muito importante evitar mexer em lesões ou espinhas que surjam para evitar o surgimento de cicatrizes ou lesões ainda maiores.
O que pode causar a acne na pele madura
Na maior parte dos casos, a acne em adultos é causada por problemas hormonais e síndrome dos ovários policísticos. Também pode influenciar no surgimento dessa condição o histórico familiar, além da má alimentação e o tabagismo.
A utilização de produtos cosméticos ricos em óleo também é um agravante do problema, principalmente se a pessoa já sofreu com acne durante a adolescência e a sua pele é predisposta a desenvolver cravos e espinhas.
O tratamento para acne em peles maduras não é muito diferente do convencional. Primeiramente, é necessário implementar hábitos de limpeza e hidratação de áreas para evitar a obstrução dos poros e aumento da oleosidade na pele. Investir em produtos oil free vai ajudar muito a reduzir as lesões e evitar o surgimento de novas espinhas.
Também é necessário buscar ajuda de um dermatologista especialista da sua confiança para que as lesões sejam avaliadas e, caso necessário, seja recomendada a utilização de medicação tópica secativa, antibióticos e até isotretinoína oral dependendo da gravidade do quadro ,para melhorar a aparência e combater a doença.
É muito importante evitar a automedicação e seguir as orientações do médico responsável à risca para que as lesões desapareçam por completo e não se espalhem para outras regiões do corpo como pescoço e colo. Sabemos que a cicatrizes decorrente da acne podem ser bastante incômodas, de forma que quanto antes o tratamento for iniciado, melhor serão os resultados obtidos.
Tratamentos como a terapia com laser ,peeling químico e microagulhamento costumam ser valiosos aliados no tratamento, melhorando a melhora e otimizando os resultados obtidos. A indicação do tratamento vai depender do tipo de pele e das necessidades para cada caso específico.