cicatrizes queloides

Tratamentos complementares para cicatrizes queloides.

O processo de cicatrização de uma lesão envolve uma grande força tarefa do nosso corpo. Naturalmente, esperamos que essa lesão não resulte em marcas visíveis na nossa pele, se tornando uma marca praticamente imperceptível. Contudo, em alguns casos o processo de cicatrização pode não acontecer da maneira esperada e a pele acaba desenvolvendo uma anomalia chamada de queloide.

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam,  não existe um tipo de lesão que possa favorecer o surgimento dessa condição. Uma queloide pode derivar das lesões mais simples como arranhões, perfurações causadas pelas vacinas, tatuagens, entre outros. Embora seja uma lesão ou anomalia simples e que não cause maiores complicações, a queloide pode acabar causando dor , coceira e sensação de fisgada ou um incômodo estético devido a cor diferente da lesão em relação ao resto do corpo e protuberância que a mesma causa .

Como acontece uma queloide?

O processo de cicatrização do nosso corpo é complexo e necessita de algumas etapas. Após um ferimento a pele ao redor do corte começa a se fechar, podendo ser naturalmente ou com ajuda de pontos. Durante esse processo a pele pode apresentar um crescimento anormal de tecido e essa cicatriz  evoluir com uma aparência diferente da esperada, podendo ser proeminente e avermelhada.

O grande problema com a queloide é que ela pode não se limitar apenas ao local da lesão, prejudicando porções de pele saudáveis. Dependendo do caso, a queloide pode se expandir com o passar do tempo e aumentar de tamanho.

Embora não exista um tipo de lesão específica que favoreça uma queloide, alguns tipos de pele podem sofrer mais com a incidência dessa anomalia, como é o caso das peles negras e asiáticas. Isso porque esses tipos de pele apresentam uma maior predisposição para produção de compostos químicos que favorecem a proliferação de fibroblastos, estruturas responsáveis pela reparação e produção de colágeno durante o processo de cicatrização.

Ela pode causar ser causada por:

Corte cirúrgicos;

Arranhões;

Acne;

Queimaduras;

Perfurações de vacina;

Tatuagens;

Perfuração de orelha para piercings e brincos;

Varicela;

Feridas causadas por traumas;

Entre outras lesões.

 Quais são os tratamentos complementares para cicatrizes queloides

O principal objetivo do tratamento para cicatrizes queloides é melhorar o aspecto da cicatriz e trazer mais harmonia para a pele. Os tratamentos e produtos utilizados buscam reduzir a protuberância, suavizar a cicatriz, melhorar os sintomas  e trazer um aspecto mais saudável para a pele.

Veja a seguir algumas das abordagens que podem ser aplicados no tratamento dessa condição:

  • Infiltração com corticóides: esse é um dos tratamentos mais indicados para quem deseja melhorar o aspecto das queloides, podendo ser aplicado como medida de prevenção durante o processo de cicatrização de determinadas feridas para evitar que elas se tornem cicatrizes muito irregulares ou grandes demais.

  • Gel de silicone: nesse caso, é feita a aplicação de placas de gel de silicone por aproximadamente 3 meses de forma diária. Esse tratamento busca contribuir para o processo de cicatrização e melhorar a aparência das quelóides.

  • Laser: o tratamento a laser também pode ser recomendado para quem deseja reduzir a cicatrizes queloides, sendo uma das abordagens mais utilizadas na atualidade.

  • Produtos específicos: existem no mercado diversos produtos que podem ser aplicados no tratamento de cicatrizes quelóides melhorar a aparência e reduzir a protuberância causada na pele.

  • Remoção cirúrgica: a abordagem cirúrgica aplicada para pacientes que apresentam um grande incômodo com as cicatrizes queloides. Mas é importante lembrar que uma vez que será gerada uma nova ferida na pele, é possível que uma queloide ainda maior surja.

Independentemente da abordagem terapêutica utilizada, é importante contar com a ajuda de um médico dermatologista confiável e experiente que prescreva as melhores soluções para cada caso.