O envelhecimento da pele é uma das maiores preocupações das pessoas que desejam se manter saudáveis e joviais por mais tempo. Mas precisamos entender que é impossível ir contra o processo de envelhecimento, e a ação do tempo acaba causando alguns resultados no nosso corpo. A boa notícia é que existem tratamentos e cuidados que podem ser implementados para te ajudar a obter um aspecto cada vez melhor.
Leia também: Tratamentos Estéticos para Pele Madura: Rejuvenescimento e Renovação
Com o passar dos anos o nosso corpo deixa de produzir o colágeno na quantidade necessária, favorecendo o surgimento de alguns sinais como as rugas e as linhas de expressão. Essa perda de Colágeno é inevitável mas pode ser equilibrada com a ajuda de alguns procedimentos estéticos e cuidados a serem implementados no nosso dia a dia.
A perda de volume facial e a flacidez também são reclamações recorrentes das pessoas que já se encontram na fase de pele madura. As fibras de sustentação da pele acabam reduzindo, principalmente durante algumas fases hormonais e metabólicas como é o caso da menopausa.
A redução do colágeno e da elastina acabam favorecendo o surgimento de rugas e manchas, processo que pode ser agravado por alguns hábitos:
- Sedentarismo;
- Má alimentação;
- Tabagismo;
- Estresse;
- Exposição solar sem a proteção adequada;
- Entre outros fatores.
Quais são os cuidados específicos para pele madura?
Considerando os fatores que podem impactar na saúde da nossa pele, é fundamental manter uma rotina mais equilibrada e saudável. Além de abandonar hábitos como sedentarismo e tabagismo, é primordial adotar uma alimentação saudável para garantir que o seu corpo receba todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.
Além disso, no caso da pele madura, é necessário focar em três aspectos fundamentais:
Hidratação: a perda gradativa de hidratação da pele durante o envelhecimento faz com que esse tecido se apresente de forma mais ressecada. Além de consumir a quantidade necessária de água durante o seu dia, investir em produtos voltados para hidratação pode ser valioso.
Limpeza profunda: no decorrer do dia algumas impurezas acabam se acumulando na nossa pele e causando problemas como espinhas e inflamações. Estabelecer hábitos de limpeza pela manhã e à noite vai ajudar a remover essas impurezas sem agredir a sua pele. Para isso utilize produtos desenvolvidos para as necessidades da pele madura.
Proteção solar: o excesso de radiação UV favorece o aumento da produção de radicais livres, que aumentam a degradação do colágeno e a elastina. O resultado disso é que a nossa pele acaba ganhando um aspecto cada vez mais envelhecido. A aplicação diária de protetor solar é fundamental para evitar o surgimento de manchas e rugas e principalmente do câncer de pele.
Como reduzir rugas e linhas finas
Atualmente, existem diversos tratamentos que podem ser implementados para reduzir as rugas e as linhas finas resultantes do envelhecimento da pele. Entretanto, para garantir o sucesso desse tratamento é necessário contar com um profissional especialista e da sua confiança.
Antes de mais nada, é importante conversar com o seu profissional para que ele indique o melhor produto a ser incluído na sua rotina de cuidados diários. Existem diversos produtos que podem ajudar a aumentar a produção de colágeno e evitar o surgimento de novos sinais.
Acompanhando uma rotina de cuidados adequada, você também pode realizar procedimentos estéticos voltados para esse tipo de sinal, como é o caso da aplicação de toxina botulínica e os preenchedores dérmicos.
A escolha do procedimento ideal vai depender das necessidades da sua pele e da recomendação do profissional responsável pelo seu tratamento. Com tantas opções no mercado, é imprescindível contar com alguém de confiança que esteja preparado para lidar com as suas necessidades e objetivos.
Leia também: Ajudando a Renovar sua Pele Madura