A toxina botulínica, ou como é popularmente conhecida – botox, é um dos tratamentos mais utilizados para combater o envelhecimento facial na atualidade. Através desse tratamento é possível melhorar a aparência de rugas dinâmicas e garantir que o paciente tenha uma aparência mais jovial. Contudo, para que esse tratamento entregue os resultados esperados, é necessário contar com o médico dermatologista especialista em toxina botulínica.
Por conta da popularidade desse procedimento, existem no mercado diversos profissionais que não possuem a capacitação necessária para realizar aplicação da toxina botulínica. Por esse motivo, o paciente interessado em realizar o procedimento deve escolher cuidadosamente o profissional que irá realizar a aplicação.
O que é toxina botulínica?
Através da manipulação laboratorial de uma bactéria chamada clostridium botulinum é possível extrair a toxina botulínica usada nos procedimentos estéticos. Esse material ajuda a combater a contração muscular e reduz a mobilidade da musculatura responsável pela formação de linhas de expressão e rugas dinâmicas.
Por ser absorvida integralmente pelo organismo após determinado tempo da aplicação , essa toxina não apresenta riscos à saúde. Para que o tratamento entregue os resultados esperados e o produto não cause problemas para o paciente, o material utilizado deve passar pela análise e aprovação da Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Dessa forma, é possível garantir que o produto está dentro das especificações e é seguro para aplicação.
É importante lembrar que a aplicação da toxina botulínica deve ser feita por um médico dermatologista especializado para garantir que o tratamento seja feito da maneira correta. Esse profissional precisa apresentar o conhecimento completo da anatomia facial para que a aplicação seja feita nos locais ideais.
A toxina botulínica pode ser utilizada em diversas regiões do rosto onde o paciente é presente linha de expressão e rugas dinâmicas, como é o caso do pé de galinha e bigode chinês. Rugas profundas na pele podem não se beneficiar com esse tratamento, sendo necessário buscar por tratamentos complementares como os estimuladores de colágeno, preenchedores e peelings químicos.
O que muita gente ainda não sabe é que a toxina botulínica também pode ser utilizada para tratamentos medicinais como:
- Enxaqueca crônica;
- Bruxismo;
- Sudorese excessiva (hiperidrose);
- Entre outros.
A aplicação desse material é realizada através de agulhas finas que injetam o material nos locais onde é necessário reduzir os sinais de envelhecimento. Para aumentar o conforto do paciente, o médico dermatologista especialista em toxina botulínica pode contar com a ajuda de anestesia local ou gelo para minimizar a sensibilidade.
A toxina pode ser aplicada em pontos diferentes do rosto, como:
- Região dos olhos;
- Nariz;
- Entre as sobrancelhas;
- Testa;
- Ao redor dos lábios;
- Pescoço.
Embora seja um componente seguro, existem algumas contra indicações relação à aplicação de toxina botulínica, como nos casos:
- Pessoas que utilizam determinados antibióticos;
- Gestantes;
- Pessoas que se encontram em período de amamentação;
- Portadores de doenças autoimunes.
De qualquer forma, o tratamento deve ser feito por um médico especialista em toxina botulínica para que o paciente consiga alcançar os seus resultados da melhor forma possível e com segurança.