A Rosácea é uma doença de pele que causa vermelhidão na região do rosto, em alguns casos, afetando os olhos. Por conta dos incômodos que essa doença pode causar principalmente na questão estética, é muito importante buscar o tratamento para Rosácea para se livrar do problema.
Essa condição é caracterizada por uma alteração que afeta unidades pilossebáceas e vasos sanguíneos presentes na região do rosto. Embora não tenha uma origem específica, existe uma predisposição entre descendentes de europeus e pessoas de pele branca, podendo ter origem genética.
Leia Também: Tratamento anti-rugas para pele madura
A vermelhidão causada pela doença pode ser desencadeada por alguns fatores, como:
- Exposição ao sol;
- Temperaturas extremas como muito frio ou muito calor;
- Consumo de alimentos picantes ou excessivamente quentes;
- Consumo de álcool;
- Saunas e banhos muito quentes;
- Uso de medicamentos que podem dilatar os vasos, como é o caso dos medicamentos para tratamento de pressão arterial;
- Estresse;
- Entre outros.
Quais são os tipos de Rosácea?
O que diferencia os tipos de Rosácea é a forma como a qual ela se apresenta:
- Eritemato telangiectasia: Esse é o tipo mais comum de Rosácea, onde pequenos vasos se tornam rosados e evidentes. A vermelhidão pode piorar com o estresse, exposição ao sol, exercícios físicos ou altas temperaturas.
- Rosácea fimatosa: nesse caso, a pele acaba mais endurecida e avermelhada ficando evidente a dilatação dos poros. Nesse tipo de rosácea, é comum que haja o aumento das glândulas sebáceas do nariz, afetando mais comumente homens a partir dos 50 anos.
- Rosácea pápula pustulosa: Diferentemente dos outros tipos, nesse caso aparecem também lesões semelhantes à espinha. É muito comum que ela seja confundida com a acne, sendo chamada, de forma incorreta, de acne Rosácea.
- Rosácea ocular: esse tipo de Rosácea afeta a região dos olhos, sendo caracterizada por um processo inflamatório que causa avermelhamento e descamação. É muito importante que pacientes com esse tipo de Rosácea busquem tratamento imediato para evitar o comprometimento da visão.
- Rosácea granulomatosa: Essa é a variação mais rara da doença, caracterizada pelo surgimento de nódulos acastanhados na face.
Leia Também: É possível ter um rejuvenescimento facial saudável?
Embora não exista cura, é possível estabelecer um tratamento para o controle dos sintomas e evitar que a doença se agrave.
Na maior parte dos casos, o tratamento para Rosácea envolve a utilização de produtos tópicos, com o objetivo de reduzir a vermelhidão e combater o processo inflamatório. Em alguns casos específicos, como na Rosácea ocular, fimatosa e Papoula pustulosa, o médico também pode recomendar a utilização de medicamentos antibióticos.
Leia também: Peelings Químicos: Renovação da Textura e Brilho da Pele Madura
Em casos específicos, é possível realizar o tratamento cirúrgico. Também é possível realizar tratamento por laser para Rosácea, ajudando a destruir os vasos e evitar a sua inflamação.