A queda da produção de ácido hialurônico e colágeno acaba fazendo com que a nossa pele apresente alguns sinais de envelhecimento. Além do surgimento de linhas e marcas de expressão, a flacidez também pode surgir como um grande incômodo. Por esse motivo, o tratamento de flacidez é uma das abordagens mais procuradas no consultório do dermatologista.
O colágeno e o ácido hialurônico são naturalmente produzidos pela nossa pele e são substâncias responsáveis pelo preenchimento e firmeza. A queda da produção dessa substâncias faz com que a flacidez se torne evidente, acompanhada pelas linhas e rugas.
Quando tratamos de pele madura, sabemos que os principais problemas a serem combatidos são a perda de contorno facial e a redução de volume do rosto. Felizmente, graças ao avanço da medicina, foram desenvolvidas diversas soluções para combater esses sinais e retomar a aparência jovial que tanto desejamos.
Embora seja um processo natural, a perda de volume e definição no rosto pode proporcionar uma aparência mais cansada, sendo um dos incômodos mais impactantes conforme o envelhecemos. Por esse motivo, os tratamentos estéticos voltados para a flacidez vem sendo cada vez mais buscados no meio dermatológico.
Os principais sinais de que a sua pele está sofrendo com flacidez são:
- Perda do viço;
- Perda da elasticidade;
- Sensação de pele mais fina;
- Decaimento na região das pálpebras e das bochechas;
- Perda de contorno na mandíbula malar e queixo;
- Aparência mais cansada.
Essas características fazem com que o paciente sintam grande impacto na sua autoestima, muitas vezes deixando de socializar e sair de casa por conta desse incômodo. Por essa razão, tratamentos aplicados para combater a flacidez não tem apenas um objetivo estético. Eles contribuem para a saúde mental e qualidade de vida dos pacientes.
Qual o melhor tratamento de flacidez?
Com o passar dos anos, foram desenvolvidas diversas abordagens para melhorar a aparência do rosto e reduzir a flacidez causada pelo envelhecimento. Além de produtos específicos com ácido hialurônico e sua composição que ajudam a preencher o volume do rosto e apresentam um efeito prolongado, também existem procedimentos estéticos voltados para esse problema.
Veja a seguir as principais abordagens utilizadas na atualidade:
Microagulhamento
O microagulhamento é um procedimento voltado para combater manchas na pele e estimular a produção de colágeno. Ele é aplicado com ajuda de um rolo com microagulhas que, através das microperfurações causadas, contribui para a produção de novas células de colágeno.
O resultado disso é que é possível combater a flacidez e estabelecer uma aparência mais jovem e saudável. O equipamento utilizado vai depender do objetivo do tratamento, sendo necessário contar com orientação de um médico para determinar qual a melhor alternativa para as suas necessidades.
Peeling químico
O peeling é um procedimento que deve ser realizado por um médico dermatologista de confiança, principalmente porque ele inclui a aplicação de ácidos no rosto. O objetivo desse tratamento é remover a camada superficial e gerar uma nova camada de pele, com mais firmeza e resistência, ajudando a eliminar linhas de expressão e flacidez.
Bioestimulador de colágeno
O Bioestimulador de Colágeno é um procedimento simples e contribui consideravelmente para a redução da flacidez. Esses produtos tem como objetivo estimular a produção de colágeno e fazer com que a pele tenha mais elasticidade e firmeza, entregando resultados por até 18 meses após a aplicação.
Dependendo das necessidades do paciente, é possível associar tratamentos diferentes para garantir melhores resultados. Entretanto, essa recomendação deve ser feita por um médico especialista para garantir a segurança e os bons resultados do procedimento.